Uma leitura terapêutica da Bíblia
Playlist
59:31
1:15:33
1:11:38
26:39
1:08:54
As leituras da Bíblia.
Como temos lidado com a Bíblia? Uma observação sobre as maneiras como a Bíblia é lida (ou não lida) pelos cristãos, seus meios de leitura e problemas da prática da leitura. A Bíblia precisa ser lida com critérios claros que nos permitam chegar à sua mensagem, bem como com pressupostos adequados àquela que é a revelação da verdade, inspirada por Deus.
A reconciliação como chave de leitura.
A partir dos textos bíblicos: 2 Coríntios 5.17-21; Romanos 5.10 e Colossenses 1.19,20, estuda-se a reconciliação entre Deus, o ser humano e a totalidade da criação, por meio da obra de Jesus Cristo, como o grande assunto e chave de leitura de toda a Bíblia. Apresentamos o enredo da Bíblia como base narrativa da cosmovisão cristã.
O ser humano para quem a Bíblia fala
O assunto é a antropologia bíblica, expondo a visão bíblica de ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, necessitado de salvação por causa do pecado e ser de relação, criado por Deus para se relacionar com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com a natureza.
Lendo a Bíblia em meio às nossas angústias.
Aula baseada no capítulo dezoito do livro “Caminhos de reconciliação: a mensagem da Bíblia”. A angústia existencial é a consequência do que a Bíblia chama de pecado. Temos aqui a realidade sobre a nossa condição, como também, a graça de Deus que irrompe em meio às nossas angústias.
O tempo devocional.
A devocional como uma liturgia pessoal é o meio pelo qual nos disciplinamos para uma leitura contínua e regular da Bíblia. E assim vamos, diariamente, recebendo um novo horizonte, sendo inseridos na história de Deus e descobrindo que a nossa história, na verdade, sempre foi parte da história de Deus.