Disciplina F
Disciplinas Espirituais: os passos práticos para o grande objetivo da fé cristã
Disciplina A
A nova vida em Cristo emerge da morte do nosso “eu”. Esse é um processo doloroso, de desconstrução. A sabedoria aqui é discernir a disciplina do Senhor como manifestações e obra do seu amor e graça. O texto de Hebreus 12 direciona mais essa conversa.
O alvo do discípulo é ser como Cristo, o que só acontecerá se o discípulo adotar os hábitos e estilo de vida de Jesus. É preciso ler os evangelhos observando atentamente o que Jesus está fazendo. Nas entrelinhas veremos ele orando, jejuando, servindo, como também veremos os frutos de disciplinas como leitura e meditação, oração e solitude. Tito 2.11-15.
A insatisfação é um problema que tem conduzido sociedades inteiras a uma vida de consumo exagerado e busca por experiências de prazer. Nosso tempo tem revelado uma verdade bíblica sobre o ser humano: fomos criados por Deus e para Deus, enquanto não o encontrarmos, vivemos para satisfazer um desejo inominável. A leitura da Bíblia e a meditação são as duas disciplinas que, em conjunto, colocam os nossos pés no caminho onde a verdadeira felicidade habita. Salmo 1; Isaías 57.20,21; Salmo 119.97-104.
Oração e jejum são duas disciplinas espirituais que precisam de esclarecimentos. A oração e o jejum foram colocadas lado a lado por Jesus no Sermão do Monte, em Mateus 6, e tratadas de modo muito semelhante. Mesmo assim, dificilmente um cristão diria que a oração não tem importância, mas o mesmo não se poderia dizer sobre o jejum. Neste episódio vamos conversar sobre o sentido bíblico das duas disciplinas e compartilhar um pouco de experiências pessoais com ambas. Mateus 6.5-18.
Neste episódio vamos conversar sobre orientações práticas para o jejum. Também abordaremos as disciplinas da solitude e do silêncio, que juntamente com jejum, oração, leitura e meditação, formam um conjunto de disciplinas que cuidam da formação do nosso mundo interior.
As disciplinas que cuidam da formação do nosso mundo interior nos preparam para o mundo exterior. Aqui entam em cena disciplinas espirituais como comunhão, serviço e celebração. Vamos conversar sobre a razão e a importância dessas disciplinas para a formação integral dos discípulos de Jesus. Textos de referência: Atos 2.41-47; Filipenses 2.1-4; 19-22.
Faça o Download do PDF
Perspiciatis magna, posuere malesuada ornare dolorem velit delectus autem orci, atque accusamus doloribus.